Posto da Guarda Nacional Republicana de Caria passa a Posto de Atendimento

Depois do anunciado encerramento da Estação dos Correios de Belmonte, o concelho poderá sofrer mais um revés.

O Posto da Guarda Nacional Republicana Caria que conta com um efectivo de 10 militares, deverá passar a Posto de Atendimento a partir de hoje (14 Novembro), ou seja ficará a funcionar em horário de expediente com apenas um militar, transferindo os restantes militares da GNR de Caria para o Posto de Belmonte.

A decisão foi comunicada esta terça-feira (13 Novembro), pelo comandante do Destacamento Territorial da Covilhã, Capitão Luís Moreira, ao presidente da Câmara de Belmonte, numa reunião que juntou à mesma mesa, o comandante do posto de Belmonte, Sargento Paulo Almeida, o presidente da Assembleia Municipal de Belmonte, o vereador Luís António Almeida e os presidentes das Juntas de Freguesia de Caria e de Inguias.

O Presidente da Junta de Freguesia de Caria considera que é “uma decisão incompreensível incompreensível e que coloca em causa a segurança das nossas populações”. A Junta de Freguesia de Caria afirma que “o Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Caria existe nesta Vila há mais de 60 anos, actuando numa área de cerca de 110km2, entre os concelhos de Belmonte e Covilhã.

António Dias Rocha afirma que “o Capitão Luís Moreira tentou demonstrar as suas razões referindo que os serviços vão ser melhorados com esta centralização dos homens em Belmonte, ficando Caria com um atendimento reduzido das 9h00 às 17h00, um atendimento administrativo, o senhor Capitão quer continuar a apostar nisto e pediu-nos que lhe déssemos o benefício da dúvida, experimentássemos durante quinze dias, para ver como as coisas resultam, e ficou marcada uma nova reunião dentro de quinze dias”.

fonte: Radio Caria