No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, a UCSP do Belmonte em colaboração com o Município de Belmonte, vão realizar hoje uma ação de sensibilização e rastreio, com medidas preventivas e de controlo.

Esta ação decorrerá no Centro de Saúde de Belmonte, entre as 9h30 e as 12h.

Iniciativa: “Aprenda a Prevenir e a Controlar a Diabetes”

A prevalência mundial da diabetes tem vindo a aumentar a um ritmo muito acelerado, tendo sido considerada pela OMS como a pandemia do século XXI. Atualmente cerca de 9% da população mundial sofre desta doença, podendo atingir os 20% nos próximos 20 anos.
Em Portugal o panorama também não é animador, com a prevalência da diabetes e pré-diabetes, na população com idades compreendias das entre os 20 e os 79 anos, estimada em 13.3% e 27.4%, respetivamente. Entre as pessoas com diabetes, cerca de metade desconhece o diagnóstico. É portanto, urgente sensibilizar as pessoas para a problemática da diabetes, nomeadamente medidas preventivas, manifestações comuns da doença e meios para o seu controlo.

Assim a iniciativa “Aprenda a Prevenir e a Controlar a Diabetes”, trata-se de uma ação de sensibilização e rastreio, que vai decorrer no dia 14 de Novembro de 2018, no Centro de Saúde de Belmonte, dirigida aos utentes desta unidade de saúde, que tem como objetivo aumentar o conhecimento relativamente à diabetes, concretamente a definição da doença, fatores de risco, diagnóstico e medidas preventivas e de controlo, que passam pela adoção de estilos de vida saudáveis, nomeadamente ao nível da alimentação e a prática de exercício físico.

Plano:
9:30h – 10:00h: Receção dos utentes e rastreio para a diabetes.

10:00h – 10:20h: Intervenção acerca de diabetes, fatores risco e medidas preventivas (Dr. João Nuno Santos, Médico de Família).

10:20h – 10:40h: Medidas dietéticas adequadas à prevenção e controlo da diabetes (Dra. Regina Afonso, Nutricionista).

10:40h – 11:00h: Atividade física adequada à prevenção e controlo da diabetes (Prof. João Velho, Professor de Educação Física).

Encerramento da atividade com o Dr. Manuel Geraldes, Coordenador da UCSP de Belmonte.