Inauguração Do Welcome Center Belmonte

Inauguração Welcome Center Belmonte

22 DE NOVEMBRO, 17h, Largo do Pelourinho de Belmonte

O Município de Belmonte tem vindo a preparar a inauguração de um espaço destinado ao funcionamento de um posto de turismo. Este projeto ganhou a denominação de Welcome Center Belmonte, acompanhando uma perspectiva mais internacional, adequada ao público cada vez mais multicultural que nos visita.

No seguimento da última visita a Belmonte do Sr. Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Dr. Pedro Machado, no dia 14 de novembro, para uma visita prévia ao espaço que causou um impacto muito positivo no responsável pelo turismo desta região, foi feito um esforço de acerto na agenda de todas as partes para que a inauguração do Welcome Center Belmonte fosse uma realidade já neste mês de novembro, aproveitando assim a época natalícia que se aproxima e propicia à movimentação de pessoas entre destinos turísticos.
O Welcome Center em Belmonte pretende ser, primordialmente, um espaço de excelência no acolhimento a todos aqueles que nos visitam.

Um lugar de introdução a esta vila histórica que, nos últimos anos, se tem desdobrado em múltiplos espaços para visitar e um conjunto de atividades e património de grande interesse para um número crescente de turistas de várias idades, credos e nacionalidades.
Situado no Largo do Pelourinho, no edifício dos antigos Paços do Concelho, o Welcome Center terá uma localização central nesta zona nobre de Belmonte, de forma a poder ser acessível a todos e também respirar a envolvência histórica do local.
Este posto de turismo tem um conceito de decoração contemporâneo, com recurso a mobiliário minimalista, de forma a poder ser um espaço com várias valências para além do acolhimento de turistas, como são exemplo mostras gastronómicas, lançamento de produtos e apresentação de obras literárias, entre outras.

O espaço está ainda dotado de uma sala de exposições no piso superior, que dará prioridade a mostras de trabalhos artísticos acerca do Concelho de Belmonte, aos seus artistas, às suas raízes e heranças culturais.
Com inauguração marcada para o dia 22 de novembro, pelas 17 horas, a cerimónia contará com a presença da Exma. Sr.ª Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Dra. Rita Marques e do Exmo. Sr. Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Dr. Pedro Machado, bem como outros convidados de relevo nas boas relações e parcerias que o Município de Belmonte se preza em manter, com principal destaque para as Aldeias Históricas de Portugal, promotor deste recém criado espaço que, com recurso ao programa PROVERE, permitiu o cofinanciamento através dos programas Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro, QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e do Fundo de Desenvolvimento Regional da União Europeia.

Na abertura oficial haverá ainda espaço para a inauguração da exposição fotográfica itenerante “9 Olhares”, uma criação do Estrela Geopark, associação que o Concelho de Belmonte também integra.
O Welcome Center Belmonte será gerido pelo Município de Belmonte, entidade responsável pela conceção e renovação do espaço e pretende estar aberto todos os dias da semana (incluindo feriados e fins de semana) e disponível a receber não só visitantes e turistas, como toda a população civil e empresarial do concelho que necessite de informações acerca da oferta turística do concelho.

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Belmonte, Dr. António Dias Rocha, numa referência ao processo de construção deste espaço, afirmou que “queremos que todos se sintam em casa, como é o hábito das nossas gentes”, e acrescenta que “este espaço foi construído com este sentimento de receber bem. Quando surgiu esta oportunidade não pedi muitas coisas, imaginei algo simples, mas sempre com uma ideia orientadora – que seja um espaço aberto, adequado a bem receber e disposto a não poupar esforços no melhor atendimento e prestação de informações”.

PROGRAMA INAUGURAÇÃO WELCOME CENTER
17h00 | Receção aos convidados nos Paços do Concelho do Município de Belmonte;
17h15 | Inauguração oficial do Welcome Center de Belmonte, no Largo do Pelourinho de Belmonte;
17h30 | Momento Musical;
17h45 | Inauguração da exposição fotográfica “9 OLHARES”, no piso superior do Welcome Center de Belmonte, no Largo do Pelourinho de Belmonte;

Para mais informações:
T. (+351) 275 910 010