Visita Oficial do Presidente do Município de Belmonte ao Brasil

Em viagem oficial pelo Brasil, o Presidente da Câmara Municipal de Belmonte foi recebido pelo Cônsul Português na Bahia, Moacyr Pereira de Andrade e pelos prefeitos das cidades geminadas da costa cabralina, Porto Seguro, Belmonte e Cabrália.

António Rocha foi recebido na Câmara Municipal de Porto Seguro pela presidente Ariana Prates e demais vereadores, e reuniu com a prefeita Cláudia Oliveira, com quem definiu uma estratégia de mútua promoção turística. Belmonte deverá receber um imóvel no centro desta cidade para divulgação turística e venda de produtos regionais. Da mesma forma, Belmonte deverá disponibilizar um espaço de promoção da Costa dos Descobrimentos. A perfeita mantém ainda o compromisso de continuar a ajudar à criação de um Museu Indígena na Vila de Cabral, pelo que deverá ceder materiais e peças da cultura índia para exposição.

Em Santa Cruz de Cabrália, António Rocha visitou a Casa de Cultura de Belmonte, construída com o apoio do Governo em 2000, aquando dos 500 anos da Descoberta do Brasil. O imóvel, que está sob o cuidado do município local, deverá ter um plano de revitalização e animação com eventos culturais, exposições e venda de produtos portugueses. A reunião com o prefeito Agnelo permitiu desbloquear aspetos jurídicos e burocráticos que mantiveram esta casa fechada durante duas décadas. Este espaço com uma arquitetura a lembrar o Castelo de Belmonte deverá ser um ponto de atração turística numa região que recebe mais de dois milhões de turistas por ano. O presidente foi ainda recebido em Belmonte da Bahia e Eunápolis, uma cidade de forte crescimento económico.

António Rocha segue agora para Brasília. Será recebido na Câmara de Deputados e pelo Ministro de Relações Exteriores do Brasil, Chanceller Araújo. Segue para Colatina, São Paulo, e Nova Friburgo no Estado de Rio de Janeiro.