Secretário Adjunto e da Administração Interna Visita Belmonte

O Município de Belmonte recebeu a 15 de outubro, a visita do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Juiz Desembargador Dr. Antero Luís, o qual foi acompanhado por responsáveis da GNR nacionais e locais, especialistas do Gabinete do Senhor Secretário de Estado e da Direção do Património, Planeamento e Instalações do Ministério da Administração Interna, com intuito de verificar as condições das instalações da antiga Escola do Ensino Básico da Fonte do Ruivo, em Caria, com vista à sua transformação em Posto da GNR de Caria.

Para além da visita aos atuais postos da Guarda Nacional Republicana de Belmonte e Caria, decorreu uma reunião de trabalho, entre o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Pinto Dias Rocha e o Senhor Secretário de Estado, Dr. Antero Luís, com a participação de autarcas do Município, do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Caria, dos técnicos acima referidos e da Divisão Técnica Municipal.

Desta reunião resultou a vontade da Secretaria de Estado da Administração Interna, de, em conjunto, com Município de Belmonte, encontrarem a melhor forma de colaboração entre o Governo da Nação, a Guarda Nacional Republicana e o Concelho de Belmonte.

Relativamente à preocupação dos responsáveis municipais e da Freguesia de Caria, sobre a redução do número de efetivos no Posto da Guarda Nacional Republicana de Caria, o Senhor Secretário de Estado, informou que é uma situação que não se verifica só na Freguesia de Caria, mas um pouco por todo o país, mas que está em curso um procedimento concursal para o reforço de contingente das forças da Guarda Nacional Republicana, a nível nacional.

Ficou a garantia, por parte do responsável governativo, que não está previsto qualquer plano para extinção do Posto da Guarda Nacional Republicana de Caria e que a instalação desta estrutura num edifício propriedade do Estado, poderia vir a consolidar a presença desta força de segurança, na segunda mais populosa Freguesia do Concelho de Belmonte.