Caros Munícipes,

Voltamos ao vosso contato para vos informar sobre a situação epidemiológica registada no Concelho de Belmonte, nas últimas horas, a qual tem o seu maior foco no Lar Dona Maria José Soares da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte.

Neste momento, a situação é a seguinte no que diz respeito ao número de infetados e recuperados:

Total de infetados – 87;
Recuperados – 10;
Infetados na comunidade – 10;
Lar Dona Maria José Soares, da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte:
59 Utentes;
– 18 Funcionários.

Segundo informações colhidas junto da Instituição, a maior parte dos utentes e funcionários, encontram-se numa situação estável.

Seis utentes estão hospitalizados, sendo que apenas dois deles merecem maiores cuidados, não havendo nenhum internamento na Unidade de Cuidados Intensivos.

Um dos funcionários está também internado.

O Município de Belmonte, continua atento à situação, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, com a Autoridade de Saúde e o Instituto de Segurança Social.

Estamos também a fornecer, tanto à Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, como às restantes instituições, todo o material necessário de proteção individual.

No que diz respeito à testagem aos utentes dos Lares do Concelho de Belmonte (Caria, Carvalhal Formoso, Colmeal da Torre e Maçainhas), foram realizados, no dia de ontem, 91 testes, sendo todos eles negativos.

Voltamos a aconselhar a população, para seguir rigorosamente as recomendações da Direção-Geral de Saúde, relativamente às medidas de distanciamento social, a assídua lavagem ou desinfeção das mãos e ao uso de máscara.

Continuaremos a acompanhar a situação, a cada momento, em coordenação com a autoridade de saúde competente e com a proteção civil, apelando à calma e tranquilidade da população do nosso Município, voltando ao vosso contato sempre se mostre necessário.

Contem connosco. Nós contamos com todos.

Belmonte e Paços do Concelho, 27 de outubro de 2020

O Presidente da Câmara Municipal
Dr. António Pinto Dias Rocha

(Consulte AQUI o Comunicado em formato digital)

Dando seguimento às ações que têm vindo a ser tomadas para combater a propagação do coronavírus, a Câmara Municipal de Belmonte entregou hoje, fatos de proteção individual e burcas a diversas entidades do concelho.
As instituições que receberam este material de proteção individual foram os Bombeiros Voluntários do Concelho de Belmonte, a Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, o Centro de Saúde, o Lar do Colmeal da Torre, o Lar de Caria e o Lar de Maçainhas.

A Santa Casa da Misericórdia de Belmonte em parceria com a Mutualista Covilhanense, a Santa Casa da Misericórdia de Fundão e o Centro Comunitário das Lameiras, entenderam constituir uma Plataforma Supramunicipal de Intervenção Social da Cova da Beira.

Esta estrutura tem como objetivo a formação conjunta de atividades diferenciadas e o desenvolvimento de mecanismos de cooperação, nos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão.

Um desses mecanismos passa, a curto prazo, pela construção de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas “Qualificada”, preparada para acolher pessoas com demência, em terreno situado em Caria, propriedade da Misericórdia de Belmonte.
Neste sentido, irá realizar-se a apresentação do projeto e assinatura do Protocolo de Intenções no próximo dia 2 de dezembro, pelas 18h30, no Pavilhão Desportivo de Caria.

O Município de Belmonte já se constituiu como Parceiro Institucional desta plataforma.