União das Freguesias Belmonte e Colmeal da Torre

União de Freguesias Belmonte e Colmeal da Torre

População: 3539 habitantes (2021)

Área: 38,33 km²

Praça do Pelourinho
Sinagoga
Antiga Judiaria
Solar dos Cabrais (Atual Biblioteca Municipal)
Tulha (Atual Ecomuseu do Zêzere)
Villa da Quinta da Fórnea

Notas Históricas

A União de Freguesias foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre e tem a sede em Belmonte.

Na prática, reconstitui, sob outra designação, o território da freguesia de Belmonte antes do decreto de 1949 que criou a freguesia de Colmeal da Torre.

Belmonte:

Os vestígios mais antigos da presença humana no concelho remontam à Pré-história, no entanto são da época romana o maior número de testemunhos dessa presença.

A importância de Belmonte no contexto da História de Portugal releva da Idade Média, tendo-lhe sido concedida Carta de Foral em 1199 por D. Sancho I, que quereria “povoar e restaurar”, assegurando, desta forma, o controlo político da região para a Coroa Portuguesa. Simultaneamente, e uma vez que se tratava de uma zona de fronteira com o Reino de Leão, iniciava-se a construção de reduto fortificado que nos finais do século XIII, a pedido do Bispo de Coimbra, a cujo senhorio pertencia, é transformado em castelo, sendo então construída a Torre de Menagem.

Colmeal da Torre:

Colmeal da Torre foi uma freguesia portuguesa do concelho de Belmonte, com 7,42 km² de área e 729 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 98,2 hab/km².

A freguesia foi criada em 1949 por desanexação da freguesia de Belmonte, originando o surgimento de um exclave no remanescente da freguesia de que se separou.

Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido reagregada com a freguesia de Belmonte, restaurando o território da freguesia anterior à desanexação de 1949, mas agora sob a designação de União das Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre e tem a sede em Belmonte.

Como Chegar a União das Freguesias Belmonte e Colmeal da Torre

obter direção