Maçainhas

População: 356 habitantes (2011)

Dista da Sede de Concelho: 6 Km

Área: 18,21 km²

Orago: Nossa Senhora da Conceição

Festividades

Festa de Santo António - Julho
Festa da Amizade - Agosto
Dia da Freguesia - Agosto
Feira do Vinho - Outubro

Colectividades

Associação da Juventude de Maçainhas

Património

Eletrico da Carris
Campanário

Notas Históricas

Maçaínhas é uma freguesia do concelho de Belmonte, de cuja sede dista cerca de seis quilómetros, no distrito de Castelo Branco. O seu orago é Nossa Senhora da Conceição, embora na freguesia se celebrem outras romarias, como é o caso da festa em honra de Santo António, no último fim-de-semana de Julho, e a Festa da Freguesia ou Festa da Amizade, no terceiro fim-de-semana de Agosto; esta festa é já “tradicional” na freguesia, e começa com a garraiada e matança da vitela, durante a tarde, e um espetáculo de variedades, à noite; no segundo dia, após a missa campal, é organizado o almoço com a vitela morta na tarde anterior. à tarde, praticam-se actividades desportivas, culturais e recreativas, terminando a festa com um magnífico arraial.

Maçaínhas terá sido povoada em épocas remotas e que terá sofrido grande influência da civilização romana. Na área desta freguesia existem nove minas, sendo possível que as mesmas tivessem sido exploradas já no período de ocupação romana.

Do património cultural e edificado da freguesia, merecem especial destaque a Igreja Matriz, do século XIX, a Capela do Divino Espírito Santo que conserva no seu altar interessantes frescos datados do século XVI, o campanário, separado da Igreja Matriz e que apresenta esculpida a data de 1826, sendo considerado o ex-libris da freguesia; ainda de referir, as alminhas, um antigo cruzeiro, as fontes de mergulho e o forno comunitário. Facto curioso é que desde 1993 que existe no adro da igreja um elétrico restaurado, que serve de “monumento” de homenagem aos habitantes da freguesia que prestaram serviços na Carris, pois a construção do apeadeiro de Maçaínhas foi executada e financiada pela população local, ocorrendo a cerimónia de inauguração a 25 de Julho de 1925

Como Chegar a Maçainhas

obter direção