Caria é Freguesia do Concelho de Belmonte. Ergue-se no topo de um outeiro, a 479 metros de altitude, entre as ribeiras de S. Sebastião e a de Santa Ana e tem como anexas as localidades do Monte do Bispo e Malpique.
A existência de uma anta, o castro de S. Geraldo, vestígios romanos remetem para a presença humana desde a antiguidade. Nas Inquirições de D. Dinis (1290) vem já referido o nome de Caria, como local pertencente ao Deão Martim Caria. Em 1322, D. Martinho 11, Bispo da Guarda, manda construir a chamada Casa da Torre, que teria sido a residência de verão dos Bispos da Guarda.
Caria foi elevada à categoria de Vila a 19 de dezembro de 1924.
Passear pelas ruas de Caria é passear pela história. Em Caria, em cada rua, em cada casa, é possível observar marcas deixadas por populações anteriores. São os brasões, as datas, os elementos arquitetónicos reutilizados, os grafitos que atestam a passagem dos soldados franceses em 1808 aquando das Invasões. Já as marcas cruciformes presentes nas ombreiras de diversas portas, remetem-nos para uma primitiva presença judaica na vila.
É ver e maravilhar-se com igrejas e capelas (Igreja Paroquial de Caria, Capela de S. António, Capela de Santana, S. Marcos, S. Antão), com casas senhoriais (Casa da Torre, Palacete dos Viscondes de Tina lhas, Solar Quevedo Pessanha, Casarão de S. Constança, Solar dos Condes de Caria), com casas com história e tradição (Casa da Roda, Casa Etnográfica, Casa das Caras, Antiga casa da Câmara), com as diversas fontes (Fonte do Prior, Fonte do Carvalho, Fonte de Sant ‘Ana, Fonte de S. Sebastião, Fonte do Ruivo).
É caminhar por trilhos com paisagens de suster a respiração e querer gravar na memória. Salientamos os percursos de Santiago – Via da Estrela e Via Portugal Nascente – marcados com as tradicionais setas amarelas. De referir também a Santa Bebiana, celebrada a 2 de dezembro, padroeira de todos os bêbedos. Uma procissão com os andores de S. Bebiana e S. Martinho, com odes ao vinho e sátiras tornam esta festa a mais tradicional e peculiar da Vila.
Contactos Município de Belmonte
Rua Pedro Álvares Cabral, 135
6250 – 088 Belmonte
(+351) 275 910 010*
geral@cm-belmonte.pt
*(custo chamada para a rede fixa nacional)
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Atendimento ao público: 09:00 às 16:00
Horario Geral: 09:00 às 17h00
Encerrado aos sábados e domingos