Dia Internacional dos Museus 2019

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio. A celebração da data é feita desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).

Neste dia, a entrada em toda a Rede de Museus é gratuita.

PROGRAMA:

18 DE MAIO

09:00h – “Caminhada pela História” pelo PR – Serra da Esperança: Fauna e flora
Local de Encontro: Junto Ecomuseu
(Trazer calçado confortável e água. Almoço não incluído)

10:00h >18:00h – Mercadinho de Montanha do Geopark Estrela.
Local: Largo do Pelourinho

19 DE MAIO

10:00h – Como era a pintura, a cerâmica e a tecelagem na Pré-história? Arqueologia experimental para todos.
Local: Casa da Torre de Caria

17:00h – Filme: “Segunda-Feira” (5’).
Curta-metragem realizada no âmbito do Projecto Cinema Gerações pelos alunos da Academia Sénior de Belmonte
Local: Auditório Municipal de Belmonte
Sinopse: Segunda-Feira. Dia de mercado numa pacata cidade do interior, onde nada parece quebrar a rotina diária, um grupo de amigos decide juntar-se e relembrar brincadeiras de outrora.
Realização e argumento: Ana Maria Morão, Carlos Morão, Maria Helena Costa, Helena Prior, João Diogo, João Paiva, Fernando Miranda, José Joaquim Costa, Manuel Soares, Lídia Guerra, Maria Franquelina Soares, Ilda Geraldes, Piedade Simões, Catarina Teixeira e José Teixeira.

Um projeto da Associação Luzlinar, financiado pelo ICA – Instituto de Cinema e Audiovisual e Câmara Municipal de Belmonte.
A Oficina de Cinema pretende estimular novas experiências envolvendo as diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma cultura visual no sentido da fruição estética e simultaneamente da pedagogia da imagem em todo o processo de aprendizagem. Por via de uma metodologia com base na experimentação, desenvolvemos formas pedagógicas direcionadas para a apreensão da linguagem e matéria cinematográficas, privilegiando uma abordagem ao cinema através do ver e do fazer.

The event is finished.

Mai 18 - 19 2019