Exposição | WE LOVE TRAINS – Movimento I
Antes das estradas de alcatrão, havia as de ferro. Escavadas com o suor dos nossos antepassados a golpe de picareta, serpentearam por esses vales fora, ultrapassaram rios, trespassaram montanhas, uniram lugares. Criaram-se cidades onde antes existiam tímidos entrepostos; mercadorias começaram a circular de forma mais
célere; as gentes ganharam mobilidade. Para nós, filhos do povo, do dinheiro contado, da sandes embrulhada, todo um país se desvendou diante de nossos
olhos com a cabeça fora da janela. Os azulejos anunciavam as terras por detrás, mesmo que estas fossem longe. Vivíamos o turismo antes de pensar na palavra; se a curiosidade em descobrir era a motivação, o comboio seria a “arma”. Mas agora a arma é outra: a máquina fotográfica.
Vai com a família ver passar as locomotivas? Anima-se quando as crianças pulam ao ouvir as buzinas? Aguarda o minuto certo de máquina fotográfica na mão? Poucos percebem porque investe tempo e dinheiro em modelismo? Aproveita as viagens para ler aquele livro adiado? Gosta de aprender sobre engenharia, tecnologia ou história?
Pretende entender porque um ferroviário não muda de ofício? E quando olha pela janela, permite perder-se na abstração? Então esta exposição é para si.
Nesta, procura-se representar algumas das múltiplas possibilidades em que se desdobra o mundo ferroviário:
Estações de comboio, material circulante, grupos oficinais, transporte de bens, experiência de pessoas.
Este “Movimento I” é uma partilha desta energia vital que nos desperta e motiva.
Pare, olhe, sinta. Porque amamos comboios.