Levantamento de Restrições COVID-19
17.02.2022

O Governo, depois de ouvir os especialistas e de analisar os dados relativos à evolução da pandemia em Portugal, decidiu avançar com o levantamento de algumas medidas ainda existentes.
Assim, e considerando que estão reunidas as condições para aligeirar as restrições, o Conselho de Ministros decidiu:

  • Declarar a Situação de Alerta em todo o território nacional continental;
  • Terminar com o confinamento de contactos de risco;
  • Acabar com a recomendação de teletrabalho;
  • Pôr fim aos limites de lotação em estabelecimentos, equipamentos e outros locais abertos ao público;
  • Deixar de exigir certificado digital, salvo no controlo de fronteiras;
  • Deixar de exigir teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas.Contudo, vão manter-se em vigor as seguintes medidas:
  • Exigência de teste negativo, exceto para portadores de certificado de recuperação ou de certificado de vacinação completa com dose de reforço, para:
    • visitas a lares;
    • visitas a pacientes internados em estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde;
  • Uso da máscara nos espaços interiores onde é exigida atualmente.Apesar deste alívio, o Governo continuará a monitorizar em permanência a situação epidemiológica de Portugal.

Dados diários COVID-19 – Concelho de Belmonte

Semana de 13 a 19 de maio

  • Facebook

DGS – Dados em atualização
Nota: o boletim da DGS é atualizado todas as manhãs e apenas uma vez por dia.

 

Se quiser ajudar a Ciência no contexto da pandemia de COVID-19, dedique cerca de 5 a 10 minutos do seu dia, para participar no estudo Diários de uma pandemia.

O estudo, desenvolvido pelo ISPUP e pelo INESC TEC, em parceria com o jornal Público, convida os cidadãos a responderem diariamente a um conjunto de perguntas, que ajudarão a compreender a evolução da vida dos Portugueses, ao longo da pandemia de COVID-19.

Participe AQUI

As perguntas visam medir, por exemplo, as interações sociais das pessoas e a utilização de serviços de saúde e comerciais, assim como a ocorrência de sintomas e de doença confirmada, durante o curso da pandemia de COVID-19, em Portugal.

Para além das respostas aos questionários a única informação solicitada é um endereço de e-mail, para fins de registo e receção dos lembretes diários.

Para mais informações, consulte a notícia preparada pelo ISPUP.

AVISOS / COMUNICADOS

AJUDA ÀS EMPRESAS

As medidas de apoio ao emprego e empresas têm por objetivo reduzir ou aliviar os compromissos das empresas perante a banca, o fisco, a segurança social e os trabalhadores, com vista a manter o emprego e a proporcionar meios financeiros para continuar a pagar aos fornecedores e aos trabalhadores que se mantenham em funções.

Podemos dividir este conjunto de medidas aprovadas pelas seguintes áreas de intervenção:

1 – Medidas de Apoio à Economia – Lay Off;
2 – Medidas de Apoio à Economia – Moratórias de Crédito;
3 – Medidas de Apoio à Economia – Apoios à Tesouraria;
4 – Medidas Digitais de apoio à Economia – Teletrabalho;
5 – Medidas de Apoio à Economia – Empresários em Nome Individual;
6 – Medidas de Apoio à Economia – Diferimento de Impostos e Contribuições;
7 – Medidas de Apoio à Economia – Portugal 2020.

Medidas do Governo para apoio ao emprego e às empresas: AQUI

PME Investimento – Linha de Crédito Capitalizar: AQUI

Restauração e bebidas – SELO Estabelecimento Saudável & Seguro

Os restaurantes e cafés abrem já no próximo dia 18 de maio e terão a necessidade de adotar medidas especificas. A DGS já publicou, os procedimentos que devem ser adotados em estabelecimentos de restauração e bebida contra a COVID-19.
Quem tem restaurantes ou cafés, pode solicitar selo “Clean & Safe” (Estabelecimentos Saudável & Seguro). É totalmente gratuito, de adesão voluntária e emitido de forma automática. Para tal, basta aceder ao link em anexo, autenticar com chave móvel ou cartão de cidadão e proceder ao preenchimento do formulário.

Formulário Selo “Clean & Safe”

Procedimentos em Estabelecimentos de Restauração e Bebidas

O Município de Belmonte informa que a título excecional e temporário, com a apresentação prévia de requerimento dos interessados, pode ser autorizado o aumento da área ocupada do domínio público com esplanadas.

O requerimento deve ser instruído com os elementos necessários para verificação da sua conformidade e não colisão com outros direitos – como o de circulação – designadamente, desenho da instalação da esplanada, com indicação do número de mesas e de cadeiras a instalar e respetivo distanciamento.

Será concedida isenção das taxas devidas pela ocupação do espaço das esplanadas, até outubro de 2020.

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é o COVID-19?

COVID-19 é o nome, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2, que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia.

Como se pode apanhar o COVID-19?

De pessoa a pessoa, através de gotículas que se emitem, por exemplo, quando se tosse ou espirra, através do contacto de mãos contaminadas que, posteriormente, contactam os olhos, nariz ou a boca (as mãos contaminam-se facilmente em contacto com objetos ou superfícies por sua vez contaminadas com gotículas de pessoa infetada).

Como é sei que estou infetado?

Deve verificar se tem um destes sintomas: respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (temperatura ≥ 38.0ºC), ou dispneia/dificuldade respiratória. Se tiver um destes sitomas, deve ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é o COVID-19?

Como se pode apanhar
o COVID-19?

Como é sei que estou infetado?

COVID-19 é o nome, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2, que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia.

De pessoa a pessoa, através de gotículas que se emitem, por exemplo, quando se tosse ou espirra, através do contacto de mãos contaminadas que, posteriormente, contactam os olhos, nariz ou a boca (as mãos contaminam-se facilmente em contacto com objetos ou superfícies por sua vez contaminadas com gotículas de pessoa infetada)

Deve verificar se tem um destes sintomas: respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (temperatura ≥ 38.0ºC), ou dispneia/dificuldade respiratória. Se tiver um destes sitomas, deve ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24).