O Município de Belmonte é um dos parceiros da Rota Turístico-Literária inspirada na obra de José Saramago ‘A Viagem do Elefante’, que está a ser desenvolvida pela Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa.
O trabalho, a desenvolver em 2 anos, visa estruturar uma oferta ao nível do Turismo Literário, produto em crescimento no contexto contemporâneo, catalisando fluxos e dinâmicas de valor acrescentado para a valorização e promoção da Cultura na Região Centro, em particular, em contexto territorial de baixa densidade e com especial incidência na Beira Interior.
Com este projeto, apoiado pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior (Aviso n.º2), a Territórios do Côa, ADR acredita tratar-se de um investimento na diferenciação e qualificação dos territórios do interior assente na salvaguarda e valorização do património cultural, potencializando turisticamente a inspiração, a obra e a experiência de Saramago, envolvendo e estimulando à participação de uma rede de agentes públicos e privados que evidenciem o potencial deste produto cultural.
A constituição de uma oferta qualificada e organizada em Turismo Literário, tal qual se pretende através desta Rota ‘Viagem do Elefante’, mune-se de um plano de ação devidamente estruturado e fundamentado, que incide sobre toda a cadeia de valor para atingir o nível de desenvolvimento turístico e cultural desejado.
São parceiros do projeto os seguintes Municípios da Beira Interior: Fundão, Belmonte, Sabugal, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo. A parceria e o envolvimento destes municípios é formalizada através de protocolo entre as entidades.
A Territórios do Côa conta ainda com o importante envolvimento da Direção Regional de Cultura do Centro, que prontamente se associou e manifestou o interesse em colaborar no desenvolvimento e promoção do projeto. Também, com o Município de Lisboa e a Fundação José Saramago, designados de ‘parceiros consultores’ e cujo apoio estará consubstanciado em ações de promoção e comunicação nacional e internacional, quer sejam exclusivas da Rota quer seja da sua integração noutros formatos que permitam alavancar o projeto e o seu interesse para a comunidade.