De 25 de Julho a 26 de Setembro, todos os sábados, às 16:30h, o património, as tradições, as lendas de Belmonte são-nos apresentadas por figuras da nossa História.

Fique atento a cada uma das personagens. Faça uma viagem pelo tempo.

Todas as visitas guiadas são gratuitas e de inscrição obrigatória. As inscrições estão limitadas a 20 pessoas por visita.

Uso de máscara obrigatório.

IGREJA SANTIAGO

25 de Julho

16h30

PERSONAGEM: Peregrino
SINOPSE:
Desde tempos imemoriais que gentes de toda a Europa rumam a Santiago de Compostela para fazer cumprir a sua devoção, a Santiago. Venha conhecer as histórias e peripécias de um peregrino que vindo do Sul pela Via da Estrela fez paragem na mui esbelta Vila de Belmonte para descansar e contar algumas das suas histórias por esta árdua caminhada.
Visita inserida nas comemorações do Dia de Santiago (25 de Julho).

LARGO ZECA AFONSO

01 de Agosto

16h30

PERSONAGEM: Zeca Afonso
SINOPSE:
E como foi quando Zeca Afonso vivia em Belmonte?
Nesta visita Zeca acompanha-nos pelos sítios e pessoas da sua história na Vila.

MUSEU DOS DESCOBRIMENTOS

08 de Agosto

16h30

PERSONAGEM: Frei Nicolau de Melo
SINOPSE:
Descendente das famílias dos Cabrais e Melos de Belmonte, Frei Nicolau de Melo nasceu nesta Vila em 1550. Nesta visita, conta-nos as suas peripécias pelo méxico, Filipinas, Pérsia e Rússia, onde esteve em cativeiro.

Frei Nicolau de Melo será interpretado por Carlos Sebastião

CASTELO DE BELMONTE

15 de Agosto

16h30

PERSONAGEM: Isabel, Ama de Maria Gil Cabral 
SINOPSE:
Nesta visita teatralizada, acompanhamos Isabel, ama de Maria Gil Cabral. Tratou de Maria desde pequena, nutrindo por ela um carinho maternal. Desde filha ilegítima de D. Gil Cabral, Bispo da Guarda a detentora de todos os bens do referido Bispo. Instituiu o morgadio de Belmonte e mandou edificar a Capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade na Igreja de. S. Tiago

CASA ETNOGRÁFICA

22 de Agosto

16h30

PERSONAGEM: Maria, dona de casa do início sé. XX 
SINOPSE:
Como mulher honrada que é, Maria gosta de manter a sua casa bem arrumada!
Gosta muito da sua cozinha onde prepara uns belos guisados para quando o marido regressa da lavoura do campo.

VILLA ROMANA DA FÓRNEA

29 de Agosto

16h30

PERSONAGEM: Romana 
SINOPSE:
Hoje é um dia de azáfama na Villa romana da Quinta da Fórnea. O senhor tem convidados para a “cena” e a domina está numa roda-viva para preparar tudo

MUSEU DOS DESCOBRIMENTOS

05 de Setembro

16h30

PERSONAGEM: Pero Vaz de Caminha 
SINOPSE:
Nesta visita acompanhamos Pêro Vaz de Caminha, escrivão, sendo dele a carta, endereçada a D. Manuel, que relata o momento da chegada dos navios comandados por Pedro Alvares Cabral ao novo continente

CAPELA MAÇAINHAS

12 de Setembro

16h30

PERSONAGEM: Mestre Obras Pintura 
SINOPSE:
Neste sábado ficamos a conhecer a Capela do Espírito Santo em Maçainhas e as suas pinturas, pela mão de quem as realizou.

BELMONTE

19 de Setembro

10h00; 17h00; 21h30

PERSONAGEM: Por Terras de Cabral 
SINOPSE:
Os Cabrais foram os senhores de Belmonte. Figura destacada desta família é Pedro Álvares Cabral, que deu novos Mundo ao Mundo quando em 1500 descobre o Brasil. É um aproximar à história dos Descobrimentos, ao Brasil e aos Cabrais. Uma viagem pela música, os sabores, a história e o património de Belmonte e do Brasil.

TORRE CENTUM CELLAS

26 de Setembro

16h30

PERSONAGEM: Romana
SINOPSE:
Recuamos até ao século I d. C, onde Júlia, uma simples serva de Lúcio nos faz uma apresentação da próspera história de Centum Cellas e da vida da mulher no quotidiano deste espaço no coração da Lusitânia, durante o período romano.

Visita Guiada Encenada | Centum Cellas | 26.SET

    Ao subscrever a newsletter passará a receber mensalmente no seu endereço de e-mail uma comunicação eletrónica com informação sobre noticías e eventos do Município de Belmonte. Para mais informações, consulte a nossa Politica de Privacidade: www.cm-belmonte.pt/politica-de-privacidade