• DATAS IMPORTANTES

    Período de Inscrições: 6 de Julho a 16 de Julho
    Período das Atividades: 20 a 24 de Julho e 27 a 31 de Julho

Normas de Participação Interna (2020)

1. Destinatários

  • As Seman’ativas de Verão 2020 destinam-se a crianças e jovens dos 6 aos 13 anos e têm como objetivo proporcionar um programa com atividades divertidas, seguras e orientadas por profissionais qualificados e experientes.

2. Inscrições

  • Esta atividade está aberta a todos os interessados, residentes no Concelho de Belmonte;
  • A inscrição dos participantes só se torna efetiva após o preenchimento integral da ficha de inscrição, a entrega de toda a documentação solicitada e o pagamento do valor estipulado;
  • Inscrição obrigatória para semanas completas;
  • As inscrições terminam às 17h30 da quinta-feira antes do início de cada semana;
  • Não se aceitam pré-inscrições;
  • Vagas limitadas a 20 participantes.

3. Documentos a entregar no ato de inscrição

  • Cartão do cidadão ou cédula pessoal da criança;
  • Ficha de inscrição;

4. Taxas (almoço e seguro incluídos):

  • 10€ (dez) euros por semana.
  • Local do Almoço: Agrupamento Escolar Pedro Álvares Cabral
  • Horário: 12:30 – 14:00h

Regras de Funcionamento

1. Constituição de Grupos

  • A distribuição dos participantes pelos grupos educativos é da responsabilidade da equipa técnica, não podendo garantir-se que participantes familiares ou amigos fiquem no mesmo grupo. De forma a cumprir as diretrizes da DGS serão organizados grupos de 5 crianças acompanhadas por 4 adultos.

2. Horários e Atividades

  • Horário de entrega dos participantes: 09h00-09h30;
  • Horário de saída dos participantes: 17h15-17h45;
  • Local: Pavilhão Multiusos de Belmonte;
  • Todas as atividades são realizadas no exterior;
  • Os Encarregados de Educação têm que ir levar e buscar os seus educandos dentro dos horários estabelecidos às instalações, de acordo com as atividades desenvolvidas em cada dia;
  • O Programa poderá estar sujeito a alterações em caso de imprevistos (ex: condições atmosféricas adversas à atividade).

3. Saída dos Participantes

Sempre que qualquer participante se ausentar das Semanas Ativas durante o período de duração do mesmo, quer de uma forma definitiva ou por um curto período de tempo, é obrigatório o aviso prévio ao Coordenador (Profº João Velho).

4. Medidas de proteção das crianças e colaboradores

a) O Pavilhão Multiusos terá uma área de isolamento caso se verifique a existência de um caso suspeito e haja necessidade de ativar o plano de contingência preparado para o efeito;
b) A observância das diretrizes emanadas pela DGS e/ou quaisquer outras entidades oficiais será permanente;
c) Serão realizadas atividades para vinte crianças distribuídas por quatro grupos. Cada grupo é constituído por cinco crianças no máximo e um professor responsável;
d) A cada criança será disponibilizado, diariamente, máscara e solução antisséptica de base alcoólica – Kit COVID;
e) É obrigatório o uso de máscara por parte de colaboradores e crianças sempre que não estejam a realizar atividades desportivas ou em momentos de refeições;
f) É obrigatório o uso de máscara por parte do Encarregado de Educação na entrega e recolha da criança;
g) Cada participante deve ser acompanhado nas Seman’Ativas, apenas por um adulto;
h) Não é permitida a entrada do Encarregado de Educação em qualquer instalação. No momento da entrega é obrigatória a desinfeção das mãos e será medida a temperatura a todas as crianças e adultos, zelando assim pela saúde de toda a comunidade;
i) Não é permitido trazer brinquedos ou outro tipo de materiais lúdicos/desportivos;
j) Os participantes que apresentem sintomas compatíveis com COVID-19 não poderão participar, devendo o Encarregado de Educação informar o Professor Coordenador das mesmas;
k) Recomendamos a utilização preferencial de transporte individual das crianças/jovens pelos Encarregados de Educação ou por pessoa por eles designada, para o local onde se iniciam as Seman’Ativas;

5. Lista de Material a trazer pelo participante

  • Mochila
  • Calçado e vestuário desportivo
  • Chapéu
  • Protetor solar
  • Garrafa de água (para todo o dia)
  • Lanche da manhã e da tarde
  • Fato de Banho (em dia a designar)

6. Seguro desportivo

Todos os participantes nas Seman’Ativas estão abrangidos pela apólice de seguro de acidentes pessoais.

7. Restrições

  • Bebidas alcoólicas, tabaco e estupefacientes;
  • Medicamentos, exceto nos casos em que o participante se encontre devidamente medicado. Nestes casos, o Encarregado de Educação deverá detalhar na ficha de inscrição quais os medicamentos e a sua posologia (tal como a receita médica ou atestado), e entregá-los ao Profº Coordenador (João Velho). Qualquer tipo de medicação que a sua toma não seja por via oral a organização poderá recusar-se a administrá-la;
  • Objetos cortantes ou outros que pela sua perigosidade coloquem em risco a integridade física dos participantes;
  • Não se aconselha a levar para as Seman’Ativas objetos de valor.

8. Fotografia e Filmagem

    • A organização, durante a realização das diversas atividades, irá registar vários momentos através de fotografias e filmes. Todas estas imagens são exclusivas para uso de divulgação de atividades inseridas nos programas de Seman’Ativas.

9. Instalações e Transporte

O Programa das Seman’Ativas proporciona a todos os participantes um ambiente lúdico-pedagógico e de excelência. A grande maioria das atividades é realizada nas instalações municipais, sendo que outras poderão ser realizadas noutros espaços alternativos de instituições parceiras. Poderá ser necessário, também, a deslocação em transporte municipal para algumas atividades.

10. Casos Omissos

  • A organização das Seman’Ativas não se responsabiliza por perdas ou danos de qualquer tipo de pertences dos participantes;
  • Aconselhamos que a criança traga os seus pertences devidamente identificados (ex: Bonés, garrafa de água…);
  • Em caso de desistência, não haverá lugar a reembolso.