Abertura Belmonte Medieval
Cortejo de Inauguração
dia 10 (sexta-feira)
Abertura do Mercado Medieval – a nobreza, o clero e o povo juntam-se em festejo nas ruas de Belmonte. É tempo de mostrar os estandartes, cavalos, as armas, mas também os músicos, os saltimbancos, gente dos mais variados ofícios, que a terra está em festa! Entre nos folguedos, admire o exotismo dos animais, vibre nos torneios medievais, na alegria das representações e nos jogos de fogo!
dia 11 (sábado)
Vista umas roupas medievais e encarne os personagens de uma história cativante. Passeie pelos acampamentos, visite os arqueiros d’el-rei com o rigor aprumado das suas flechas, troque olhares com as aves de rapina, coma as carnes apaladas com especiarias das Índias, e se sentir com vigor, pode desafiar qualquer cavaleiro no torneio de armas… seja senhor ou senhora destas terras por este dia!
dia 12 (domingo)
Nesta praça de Belmonte se juntaram homens de uma bravura tal, que eram os preferidos dos reis. Este castelo altaneiro é o símbolo de uma raça de cavaleiros que honraram as armas d’el-rei e a Palavra divina. Gente de nobre sangue, que apesar do peso das suas espadas, sabiam equilibrar o coração. Por aqui conviveram árabes, judeus, castelhanos fugidos, gitanos perdidos, que era aqui a casa comum de todos os que queriam paz e trabalho. Uma terra de guerreiros mas gente de tolerância para com todos. Hoje ainda perpetuamos o seu legado… sejam todos bem-vindos… entrem nesta festa!