Artigo Site Municipal (4)

Teatro: O Portão

O portão é uma porta, uma passagem, uma obsessão. Delimita um espaço mental que se fecha progressivamente sobre o mundo real e nos permite ir ao fundo de nós próprios… que desliza para uma loucura?! Essa loucura consiste em separar o nosso espaço interior (da consciência) do espaço exterior (da realidade). Robert, um homem sem qualidades… conhece Gabriel? Mas Gabriel não é outra pessoa que não ele mesmo. Gabriel é a emoção que Robert lançou no cemitério da sua mente, juntamente com Ofélia, o desejo, a paixão, o amor. Robert acredita que pode viver sem emoção, sem desejo, sem paixão… Mas quando se tenta remover estes componentes vitais em nós mesmos, o que resta? Será que ressurgem em nós? Que continuam permanentes no nosso ser? Gabriel e Ofélia estão lá, sempre presentes… Mas será que aquele que finge viver sem amor e sem desejo, não morre sem se aperceber disso?

Foi esta apresentação que foi feita no passado dia 21 de outubro, no Auditório da Santa da Misericórdia de Belmonte, uma apresentação a cargo da ASTA com organização da Câmara Municipal de Belmonte.