Teatro: "A Rua Esquecida" por Astro Fingido

A Rua Esquecida é o espetáculo que a Astro Fingido criou no Fundão e apresenta agora ao público de Belmonte, no dia 26 de Agosto, pelas 18 horas,  junto à Igreja de Santiago.

O espetáculo de rua, em percurso, terá início junto ao Castelo de Belmonte, depois Largo Zeca Afonso, Largo do Pelourinho e Igreja de Santiago. Devido a isso, haverá alguns condicionamentos de trânsito durante a realização do teatro, pedindo desde já desculpa por qualquer incómodo causado e agradecendo a colaboração.

Resulta do desafio lançado pela Rede ARTÉRIA a Fernando Moreira para a criação de um projeto no Fundão. Do mapeamento e dos encontros efetuados previamente com o município e vários agentes locais, a área de intervenção escolhida foi a Rua da Cale, uma das ruas mais antigas do Fundão, que perdeu valor nos serviços e no comércio com a expansão e a nova centralidade da cidade. Desde um trabalho de imersão no local, que passou nomeadamente por entrevistar pessoas que ali vivem ou viveram, obtiveram-se as histórias que são a matéria-prima de um espetáculo que desde essas memórias e da ideia de esquecimento privilegia uma linha trágica-cómica.

Para lá do elenco profissional, há elementos que integram o espetáculo em cada um dos lpcais onde será apresentado depois de participarem num workshop de Teatro Físico, com Andrea Gabilondo, especialmente desenhado para esse fim.