Programa Capturar-Esterilizar-Devolver revela-se um sucesso

Tamanho Artigo Site (2)

Decorridos quatro meses desde a implementação do Programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), foram identificadas até ao momento 30 colónias.

Foram esterilizados, vacinados, desparasitados e identificados eletronicamente 60 felinos. Relativamente à adoção, que meritoriamente se deveu aos cuidadores, 12 animais errantes do município foram adotados e foram medicamente assistidos 2 animais de colónias identificadas.

Com autorização da União de Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre, foram colocados pelas cuidadoras, dois abrigos no Jardim de S. Tiago para a colónia residente. A Câmara Municipal de Belmonte está a providenciar a colocação de mais abrigos nas restantes colónias.

Foi ainda estabelecido o contacto com associações para as capturas difíceis, de forma a providenciar assim a esterilização destes animais.  O município adquiriu ainda 12 transportadoras para dar apoio no transporte dos animais das colónias.

No que concerne a ajudas e estando reunidas as condições de elegibilidade de apoios por parte do ICNF para os municípios, a Câmara Municipal de Belmonte submeteu candidaturas para dois avisos distintos. O primeiro, diz respeito à Campanha de Apoio à Esterilização de Cães e Gatos de Companhia, o outro à Campanha de Apoio à Identificação Eletrónica e Registo de Animais de Companhia. Em ambos os avisos o município obteve parecer favorável já se encontrando contratualizados.

Para mais informações: https://cm-belmonte.pt/programaced/