Ex-Votos na Cova da Beira – Exposição

Ex Votos

O Municipio de Belmonte estabelece parceria com a Covilhã, Fundão e Penamacor para o estudo dos “Ex-Votos na Cova da Beira”.

O projecto será apresentado dia 15 de Outubro, no Museu da Arte Sacra na Covilhã, onde é inaugurada a exposição “Ex-Votos na Cova da Beira”. Para o desenvolvimento desta exibição e respetivo estudo do fenómeno religioso popular da Cova da Beira, o Museu de Arte Sacra da Covilhã estabeleceu uma parceria com o Museu Municipal de Penamacor, o Município de Belmonte e o Museu Arqueológico do Fundão.

No próximo sábado, também terá lugar o Colóquio “A Materialidade na Religiosidade Popular”, com comunicações de: Alberto Correia, historiador e museólogo reconhecido pelo trabalho que desenvolveu à frente do Museu Grão Vasco e pela criação de vários museus, entre eles o do Ex-voto; Padre José Dionísio, pároco no concelho da Covilhã que apresentará a forma como a igreja vê atualmente o ex-voto; André Oliveirinha do Museu Municipal de Penamacor e Carlos Madaleno, responsável pelo Museu de Arte Sacra da Covilhã. A moderação deste colóquio / debate será feita por Angel Espina, reputado investigador do Instituto de Investigações Antropológicas de Castilha e Leon de Salamanca.