Realizadora, argumentista e produtora, Teresa Villaverde é um dos nomes mais importantes da sua geração de realizadores e realizadoras portuguesas. É autora de uma filmografia muito pessoal, onde dá particular atenção a temas como a infância e a adolescência.
Todos os seus filmes estrearam comercialmente em Portugal e mundialmente nos mais prestigiados e conceituados festivais de cinema da Europa como o Festival de Cannes, o Festival Internacional de Cinema de Veneza e no Festival Internacional de Cinema de Berlim, tendo depois seguido o circuito dos festivais um pouco por todo o mundo onde recebeu diversos e importantes prémios.
Da sua filmografia, destacam-se os filmes “Idade Maior” (1991), “Três Irmãos” (1994), “Os Mutantes” (1998), “Água e Sal” (2001), “A Favor da Claridade” (2004), “Visions of Europe” (2004), “Transe” (2006), “Cisne” (2011) e “Colo” (2017).
Em 2010 cria a sua própria produtora, a ALCE FILMES, com a finalidade de produzir os seus filmes. Teresa Villaverde tem também sido jurada em inúmeros festivais de cinema um pouco por todo o mundo.
As filmagens do novo filme da Teresa Villaverde irão acontecer no Verão de 2022, na zona centro do país. Neste momento, a equipa está a escolher os locais de filmagem e à procura da protagonista.