Design Sem Nome (1)

Belmonte assinala Dia Mundial da Diabetes

Celebrado a 14 de novembro o Dia Mundial da Diabetes e dos 100 anos da descoberta da Insulina, o Município de Belmonte associou-se à iniciativa de iluminar com a luz azul um monumento ou edifico, tendo sido a Janela Manuelina do Castelo de Belmonte.
O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul desde 2007, ano em que se torna um Dia das Nações Unidas. O círculo representa a união e é um símbolo universal de Vida e Saúde. O Azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas. O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça da pandemia de Diabetes.
O propósito deste dia é consciencializar para as consequências negativas desta doença na vida dos cidadãos, sensibilizando-as para adotarem um estilo de vida saudável. Assim, o Município de Belmonte, aliou-se a esta causa e projetou na fachada do Castelo de Belmonte, mais precisamente a Janela Manuelina, por forma a realçar a importância das políticas públicas para a prevenção e tratamento da diabetes.
O Município de Belmonte prestou assim homenagem a todos os que combatem a Diabetes, uma das doenças crónicas não transmissíveis mais preponderantes em Portugal e no mundo.