17º Semana Do Bebbe 2023

17ª Edição da Semana do Bebé

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira anuncia com entusiasmo a organização da 17ª Edição da Semana do Bebé, um evento de destaque agendado para a semana de 9 e 14 de outubro de 2023. Esta edição promete um programa repleto de ações lúdico-pedagógicas, conferências, workshops, oficinas de sensibilização / promoção da saúde e um Seminário Científico, a acontecer nos mais variados cenários da Covilhã, Fundão e Belmonte.
Sob o tópico principal “+Saúde Mental: um compromisso de todos”, pretende-se um especial enfoque no conceito de Saúde Mental Positiva, um termo que nos remete para uma abordagem na saúde que vai para além da ausência de doença, reconhecendo a importância das características psicossociais positivas, como: satisfação social, autonomia, resolução de problemas, competências de relação interpessoal. Esses pilares fundamentais enriquecem a vida dos indivíduos, tanto o seu mundo interior como as conexões com a sociedade, pelo que é imperioso implementar estratégias desde cedo, na jornada da vida, para evitar ou minimizar o risco de adversidades mentais.
Nesse sentido, e porque é primordial que a saúde mental seja promovida e garantida, desde a conceção até à adolescência, que a Semana do Bebé visa abraçar atividades, que promovam o desenvolvimento saudável e pleno, nos diversos contextos em que a criança está inserida, bem como também está determinada a consciencializar pais e cuidadores, para a importância de uma parentalidade afetiva e responsável, que é essencial para formar cidadãos felizes, proativos e confiantes.
Das inúmeras atividades, em destaque ao longo de toda a semana, referenciar as que necessitam de inscrição, que apesar de gratuita é obrigatória em: https://chcbeira.up.events
9 outubro | 17H00 – CICLO DE CONFERÊNCIAS – “VINCULAÇÃO: A BASE SEGURA DO BEBÉ” (Auditório do CHUCB) Destinatários: Comunidade em geral.
9 outubro | 17H45 – OFICINA CRIATIVA PARA BEBÉS (Sala 3 da Formação do CHUCB) Destinatários: Bebés entre os 6 e 24 meses de idade, acompanhados por um cuidador.
10 outubro | 16H30 – MASSAGENS TERAPÊUTICAS PARA BEBÉS (Salas 2 e 3 da Formação do CHUCB) Destinatários: Bebés entre os 0 e 12 meses, acompanhados pelos pais/cuidadores.
10 outubro | 17H15 – MASSAGENS TERAPÊUTICAS PARA BEBÉS (Salas 2 e 3 da Formação do CHUCB) Destinatários: Bebés entre os 0 e 12 meses, acompanhados pelos pais/cuidadores.
11 outubro | 17H30 – WORKSHOP: “SOMOS PAIS E AGORA?! TRANSIÇÃO PARA A PARENTALIDADE” (Biblioteca Municipal da Covilhã) Destinatários: Casais grávidos e Pais recentes.
13 outubro | 09H00 – 17h30 – SEMINÁRIO CIENTÍFICO: “+Saúde Mental: um compromisso de todos” (Grande Auditório da FCS-UBI) Destinatários: Profissionais de saúde, Docentes e Comunidade em geral.