• Header Mobile

Normas de Participação

Enquadramento:

A História, o património e as tradições do Concelho de Belmonte são divulgadas nos espaços museológicos existentes; Núcleo Museológico do Castelo de Belmonte, Igreja de Santiago/ Panteão dos Cabrais (Centro Interpretativo dos Caminhos da Fé), Museu Judaico, Ecomuseu do Zêzere, Museu do Azeite e Museu dos Descobrimentos, a Torre de Centum Cellas, a Villa romana da Quinta da Fórnea, a Casa da Torre, a Casa Etnográfica, a Casa da Roda e as Pinturas Murais da Capela do Divino Espírito Santo (Maçainhas).

De forma a promover a sua divulgação e envolver e sensibilizar a comunidade escolar para a preservação do património local, decidiu o Município de Belmonte em colaboração com a EMPDS lançar um concurso para a comunidade escolar que visa a criação de um desenho para um saco de pano que servirá para promover a Rede de Museus de Belmonte.

Também se pretende sensibilizar a população em geral para a utilização de sacos de pano, reduzindo a utilização de plásticos.

Objeto do Concurso:

Criação de um desenho (que poderá recorrer a vários meios plásticos e cromáticos: a cores, a preto e branco, etc.) para imprimir em saco de pano com alças (semelhante ao da imagem abaixo). Esse saco servirá para promover a Rede de Museus de Belmonte.

A imagem a executar deve ser relacionada com algum dos Museus de Belmonte: edifício, peça, etc.

Saco

Destinatários:

Podem concorrer todos os alunos residentes no Concelho de Belmonte, inscritos no ano escolar 2021 /2022, dos seguintes níveis de ensino: 1.º, 2.º e 3.º Ciclo e Secundário.

Os alunos devem concorrer a nível individual.

Cada proposta apresentada deve ser inédita, original e da autoria do concorrente.

Suporte:

Projeto para saco de pano, de cor castanha-clara, com aproximadamente 40×38 cm.

Os participantes podem indicar outra cor para o saco, caso se adeque melhor ao desenho apresentado.

Apresentação das propostas/formato:

O desenho final a concurso deve ser realizado em suporte de tamanho A4 (IMPORTANTE: em modo retrato/vertical [ver imagem abaixo]), sem restrições de materiais ou tipo de papel.

Imagem 1

O não cumprimento destas indicações não é um fator eliminatório mas poderá interferir na apreciação final e condicionar a escolha do jurí.

A participação pode ser feita através do site do município, no link: www.cm-belmonte.pt/museusilustrados, preenchendo o formulário de inscrição e carregando uma fotografia do desenho.

No mesmo link, pode encontrar a ficha de inscrição para impressão e preenchimento manual.

Os desenhos originais devem ser entregues no máximo até 30 de junho às 17h, na receção do edifício principal da Câmara Municipal de Belmonte (horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Apenas serão considerados os participantes que entregarem os desenhos originais em formato físico.

Direito de expor, divulgar e reproduzir

Com a entrega da proposta, cada concorrente autoriza tacitamente o Município de Belmonte a expor, divulgar e reproduzir a proposta no seu material promocional. Será sempre mencionado o nome do autor.

Em caso de um concorrente menor, deverá ter autorização do encarregado de educação.

Júri:

O júri será constituído pelo Sr. Presidente do Município de Belmonte ou alguém que o represente, um técnico do Gabinete Cultural, um técnico do Gabinete de Comunicação e Imagem e pelo Presidente da EMPDS ou alguém que o represente.

Prémio:

Todos os participantes vão receber publicações do Município de Belmonte.

A proposta vencedora irá receber 200 euros.

Outros desenhos não vencedores poderão futuramente ser usados em material promocional do Município de Belmonte.

Todos os desenhos recebidos farão parte de uma exposição a organizar num dos Museus da Rede.

Museus Ilustrados | Concurso de Ilustração para as Escolas | Dia do Museu

Ficha de Inscrição
  • Dados do Participante

    *campo obrigatório
  • Dados do Encarregado de Educação

    *campo obrigatório
  • Tamanho máx. de ficheiro: 32 MB.
    nota: em tamanho A4
  • Condições de Inscrição

  • As condições de inscrição no Concurso Museus Ilustrados requerem que os Encarregados de Educação autorizem que o seu educando a: 1. Participar neste evento organizado pela Câmara Municipal de Belmonte, que irá realizar-se a partir de 18 de maio a 30 de junho, em Belmonte; 2. Autorizo que utilizem os dados pessoais para efeitos de registo de participação no Concurso Museus Ilustrados.