• Geminações Página Mobile

ROSH PINA (ISRAEL)

Em 4 de Dezembro de 1996, o Município de Belmonte, geminou-se com o Município de Rosh Pina do Estado de Israel, tendo em conta a existência, em Belmonte, de uma importante comunidade judaica, desde há cerca de 700 anos.

BELMONTE DA BAÍA (BRASIL)

Em 26 de Abril de 1999, o Município de Belmonte geminou-se com o município Brasileiro Belmonte da Baía, situado na Costa do Descobrimento, zona esta onde em 1500 aportou a Armada de Pedro Álvares Cabral.

SANTA CRUZ CABRÁLIA (BRASIL)

Tendo em conta a importância que representa para o Município de Belmonte, as relações com o Brasil, na medida em que aqui nasceu Pedro Álvares Cabral, que em 1500 haveria de dar ” Novos Mundos ao Mundo “, com a descoberta do Brasil, foi celebrada uma geminação com o Município Brasileiro de Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento, Baía Cabrália, onde há 500 anos Pedro Álvares Cabral aportou com a sua armada e onde mandou celebrar a 1ª missa, em 26 de Abril de 1500 Esta geminação teve lugar em 10 de Junho de 1999.

SÃO VICENTE (BRASIL)

Em 3 de Setembro de 2000, o Município de Belmonte geminou-se com o Município Brasileiro de São Vicente, situado no estado de São Paulo. Esta geminação que partiu por iniciativa daquela cidade Brasileira, que sendo a primeira cidade do Brasil a ser formada, quis com esta geminação prestar uma Homenagem à grande figura Belmontense que é Pedro Álvares Cabral.

PORTO SEGURO (BRASIL)

Porto Seguro é um município localizado no Extremo Sul da Bahia, contando com uma área de 2.408,37 quilómetros quadrados e uma população de 141 mil habitantes.

De relevante importância histórica, cultural e turística, Porto Seguro é o local da chegada dos portugueses no ano de 1500, quando o Brasil foi descoberto. O município foi fundado em 1534 e o seu centro foi considerado património histórico.

LA MEZIÉRE (FRANÇA)

Em 10 de abril de 1988, o Município de Belmonte efetuou a sua primeira geminação com o Município Francês de la Méziére, situado no Norte da França, na Bretanha.

OLÍMPIA (BRASIL)

A geminação foi aprovada em sessão de câmara do passado dia 20 de Março de 2014 e em Assembleia Municipal do dia 27 de Março – será formalizada no dia 26 de Abril deste ano, nas Sessão Comemorativa do Dia do Concelho, com a presença do Prefeito de Olímpia a Belmonte – Eugênio José Zuliani.

OURO PRETO (BRASIL)

Belmonte geminou-se com Ouro Preto a 26 de  Abril de 2015. Ouro Preto é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil.
A geminação foi assinada pelo Presidente da Câmara Municipal de Belmonte, Dr. António Dias Rocha e o Vice-Prefeito de Ouro Preto, Francisco Rocha Gonçalves, na Sessão Solene realizada nos Paços do Concelho de Belmonte evocativa do Feriado Municipal. O autarca brasileiro foi acompanhado neste deslocação pelos vereadores Wander Albuquerque e Carlos Eduardo Silva.

ESPARGOS – ILHA DO SAL (CABO VERDE)

A geminação tem como fundamento, o interesse cultural e histórico de aprofundar a ligação entre Espargos – Ilha do Sal, em Cabo Verde, e Belmonte.

Dado possuírem culturas bem diferentes e que poderão enriquecer na sua partilha.

A geminação tem como fundamento, o reconhecimento dos municípios dentro do contexto histórico de Portugal, assim como o interesse político de alargar e diversificar as relações institucionais de ambos os municípios contribuindo para um elo alargado entre o espírito africano e europeu, e a aproximação dos dois povos.

SÃO JOSÉ DO BELMONTE (PERNAMBUCO, BRASIL)

Foi assinada a 26 de abril de 2013, a geminação entre os Municípios de Belmonte e de São José do Belmonte de Pernambuco, Brasil.

O objetivo da geminação é favorecer em todos os domínios intercâmbios, entre os seus habitantes para desenvolverem, através de uma compreensão mutua sentimentos vivos de fraternidade.

SÃO PAULO (BRASIL)

Foi assinado no dia 2 de setembro de 2019, na Prefeitura de São Paulo o acordo de Geminação entre Belmonte e a cidade de São Paulo, Brasil. Este acordo entre Belmonte e a cidade Brasileira tem em vista promover a cooperação nas áreas culturais, económicas e sociais.

COLATINA (BRASIL)

Foi assinado no dia 17 de Novembro de 2018, o protocolo de intenções com vista à colaboração em actividades económicas, sociais e culturais.

OLIVENÇA (ESPANHA)

O protocolo de germinação ocorreu a 26 de abril de 2016.

PONTA DELGADA (AÇORES)

Este protocolo de Geminação, assinado a 15 de julho de 2021, é a expressão institucional e política do interesse em aprofundar os laços históricos e culturais entre dois municípios, que partilham um legado hebraico que não só nos referencia na História de Portugal, como também identifica e valoriza cada um dos territórios numa perspetiva histórica, cultural e também turística.

Estão criadas as condições para uma maior dinamização das ações e projetos que convergem para a promoção destes laços culturais e para o desenvolvimento cultural, social e económico de Ponta Delgada e Belmonte.

SANTARÉM (PORTUGAL)