Banda Filarmónica de Caria

Apresentação

A Banda Filarmónica de Caria, concelho de Belmonte e uma Colectividade de Cultura e Recreio com grande parte da actividade dirigida para a atuação da sua Banda de Música, composta por músicos amadores e voluntários essencialmente jovens, mantendo uma actividade regular, com dedicada participação dos seus elementos, em festas civis e religiosas da região, datas comemorativas e festas do seu concelho, incluindo deslocações ao estrangeiro, designadamente a França por ocasião do 14 de Julho (dia nacional Francês).

Esta Banda de Musica, foi formada há mais de um século na Vila de Caria, fala-se do ano de 1890 com o nome de Banda Filarmónica da Casa do Povo de Caria, tendo mais recentemente, sido constituída como Associação passando a designar-se como Banda Filarmónica de Caria, tendo-lhe sido atribuída a medalha de Mérito Cultural em 1/10/1994 e a Medalha de Mérito Municipal em 26/04/2013 e em 26/04/2017.

A Banda Filarmónica de Caria tem feito todos os esforços ao seu alcance para contribuir positivamente para o desenvolvimento cultural desta comunidade em particular e, de um modo mais global para a valorização social do nosso Pais, o que torna as Bandas de Musica difusoras da consciência das próprias terras.

A Banda Filarmónica de Caria, tem vindo a projetar o nome da terra e de uma cultura própria. E importante que se eduque para o amor a terra, aos valores culturais próprios de cada localidade, porque elas exprimem o sentir do povo. O sentido de “pertença” a uma comunidade, sem cair no bairrismo doentio, e muito salutar.

A Banda Filarmónica de Caria, criou em 2011 o Grupo Cultural da Banda Filarmónica de Caria, com o intuito de alem de promover a actividade musical, dinamizar a Vila de Caria e consequentemente o concelho de Belmonte estando cada vez mais empenhada em preservar as tradições que já vem de tempos longínquos e que sem duvida nenhuma que as nossas raízes são a nossa história e se deixarmos perder a nossa história deixamos de saber quem somos, de onde vimos e para onde vamos.

Também não se pode falar de bem estar e qualidade de vida sem que as vertentes de lazer e recreio estejam presentes nas vidas dos nossos jovens, crianças e idosos, alias na vida de todos nós.
Os momentos de convívio são fundamentais no desenvolvimento interpessoal de uma comunidade, para que se proporcione o relacionamento <las varias gerações, para que os valores, costumes e tradições possam transitar de uma geração para as outras.

Actualmente a Banda Filarmónica de Caria, conta com 40 executantes, tem como Presidente, Luís António Pinto de Almeida, como responsável Musical Rodrigo Bernardo e possui uma Escola de Música, dirigida pelo Cristóvão Borrego.

Contactos:
Presidente: 966535947
Diretores: 969472482 |  965603112  |  967165134

Valências: Grupo Cultural Banda Filarmónica de Caria

 

Contactos Telefónicos +351 966 535 947
Email bandafcaria@gmail.com
Morada Largo Cruzeiro, S/n Caria, 6250-111 Caria