A partir da meia-noite de hoje (26 Março), o país entrou na Fase de Mitigação e seguir as novas normas delineadas pela DGS (que pode consultar em detalhe aqui neste link).
As autoridades reconhecem agora que há “transmissão local em ambiente fechado”, há “transmissão comunitária” e que os planos delineados até agora já não bastam para travar o surto no país. É preciso dar o passo em frente. Mas que passo é esse?
- Abordagem de Pessoas com Suspeita de COVID-19
- Todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (temperatura ≥ 38.0ºC), ou dispneia/dificuldade respiratória, são considerados suspeitos de COVID-19 e devem ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24);
- Caso tenham dificuldade em ser atendidos na Linha SNS24, podem ligar para o Centro de Saúde de Belmonte, para os números: 275 910 030 e 275 911 122.
- Não se devem deslocar ao Centro de Saúde, mas sim, telefonar.
- A avaliação pela Linha SNS24, ou pelo Centro de Saúde de Belmonte, permite, consoante a gravidade, o encaminhamento do doente suspeito de COVID-19 para:
- Isolamento em casa e sob vigilância médica por contacto telefónico diário.
- Consulta médica em Área Dedicada COVID-19, no Centro de Saúde da Covilhã (dias úteis das 8 às 20h) ou Centro de Saúde Fundão (todos os dias).
- Avaliação médica em Área Dedicada COVID-19, no Serviço de Urgência do Hospital da Covilhã (24 horas por dia, todos os dias).
- Encaminhamento para o INEM.
Caso seja encaminhado para a Covilhã, utilize a sua viatura própria, para minimizar a disseminação da doença.
Apelamos mais uma vez a população, para que se mantenham em casa, principalmente às pessoas que fazem parte dos grupos de risco. Por si e por todos nós.