Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível (RPFGC)

A Câmara Municipal de Belmonte no âmbito de uma candidatura ao PRODER, realizou a abertura da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível (RPFGC).

A RPFGC, funciona como um elemento estruturante da paisagem rural, planeado e desenhado a uma escala distrital, a fim de desempenhar um conjunto de funções assentes na defesa de pessoas e bens e do espaço florestal são elas:
– Função de diminuição da superfície percorrida por grandes incêndios, permitindo e facilitando uma intervenção direta de combate ao fogo;
– Função de redução dos efeitos da passagem de incêndios, protegendo de forma passiva vias de comunicação, infra -estruturas e equipamentos sociais, zonas edificadas e povoamentos florestais de valor especial;
– Função de isolamento de potenciais focos de ignição de incêndios.

Foi agora concluída a RPFGC na freguesia de Colmeal da Torre.

O acompanhamento foi feito pelo Gabinete Técnico Florestal do Município.