Cadastro das Infraestruturas nos Sistemas de Abastecimento de Água e de Saneamento

No concelho de Belmonte vai avançar a elaboração de Cadastro das Infraestruturas existentes nos Sistemas de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais em baixa.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Belmonte informa que várias equipas “irão percorrer todos os arruamentos e locais onde circulam as tubagens associadas às redes de abastecimento de água e de saneamento desde as instalações até aos locais de consumo e abastecimento”.

Estas equipas irão abordar os proprietários “para que possam recolher a informação relativa aos locais de consumo, e estarão devidamente identificadas com uma credencial ou cartão emitido pela Associação de Municípios da Cova da Beira, assim como um colete de sinalização caracterizado com a designação “Municípa” ou “Ecorede”. As viaturas usadas estarão também devidamente caracterizadas”.

Este projecto de elaboração de Cadastro das Infraestruturas existentes nos Sistemas de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais em baixa é promovido pela Associação de Municípios da Cova da Beira e abrange 12 concelhos da região. No concelho de Belmonte o projecto é desenvolvido pelas empresas Ecorede, Municípa, Proengel e Prospectiva.

O projecto visa a realização de informação que permita uma gestão eficiente dos serviços, numa perspectiva de intervenções futuras, designadamente associadas a perdas ou situações de deficiência em redes de abastecimento de água, ou associadas a colapsos e infiltrações e funcionamento deficiente em redes saneamento e águas residuais.

fonte: Radio Caria