“Três noites seguidas sonhou um pastor que lhe diziam: “Vai a Belém que lá está teu bem.” E muita gente acreditava ser sinal de verdade um aviso dado três vezes seguidas por um sonho. Pôs-se pois a caminhar o pastor, à procura desse Belém prodigioso.

Tempos e tempos caminhou. Até que um dia, numa terra distante, encontrou-se com um outro pastor solitário ao qual contou a sua história.

“Tolice!” respondeu o outro. “Também eu tenho sonhado, dia após dia, com uma cabrinha branca que teima sempre em deitar-se em cima de uma pedra que há por aí. E dizem-me vozes que quem levantar aquela pedra vai achar um tesouro enterrado por baixo dela.. Mas quem vai acreditar nisso?”

Acontece que o primeiro pastor conhecia bem e longe dali, o lugar da pedra descrito pelo incrédulo companheiro. E partiu, em silêncio, à sua procura. Caminhou outra vez longo tempo, localizou a pedra, escavou por baixo dela e desenterrou uma cabra e um cabrito esculpidos em ouro maciço.

Decidiu, então, ir ao palácio, a fim de dar conta ao rei do sucedido. E, ao ver o soberano, antes de qualquer explicação pôs-lhe a questão:

“Trago um presente para Vossa Alteza. Dizei-me, pois: quereis a cabra ou o cabrito?”

Imaginando o bom e tenro acepipe que colocaria em sua mesa, respondeu-lhe o rei: “Prefiro o cabrito.”

Só então soube que se tratava de uma escultura em ouro. Mas, longe de pretender castigá-lo, louvou o rei a esperteza do pastor. E este, com a sincera humildade que sempre tivera, prostrou-se outra vez diante do soberano e ofereceu:
“Fique Vossa Alteza com os dois, a cabra e o cabrito. E que lhe sejam de bom proveito.”

Reconhecido, o rei mandou dar ao pastor tudo quanto pudesse ser avistado do alto da serra de Belmonte. E foi assim que ali nasceu a vila e nela se instalou o senhorio dos Cabrais, em cujo brasão de família estão presentes, até hoje, a cabra e o cabrito.”

Rita Porfirio foi eleita Miss Portuguesa Belmonte, no evento que decorreu dia 23 de junto no Auditório da Santa Casa.

Na semifinal, onde várias candidatas a nível nacional também participaram, foram eleitas como 1° Dama de Honor Olena Checka e 2° Dama de Honor Mariana Andresson.

Desde ontem e até domingo, decorrem em Belmonte os Campeonatos Nacionais de Ciclismo.

 

Chegou ao fim a 1º edição da Escola PRIO TOP LEVEL, iniciativa ambiental que em 4 meses conseguiu mobilizar 23 escolas e perto de 6000 alunos da Beira Interior para a recolha de Óleos Alimentares Usados na região.

No final da iniciativa foram recolhidos em 10 municípios da região da Cova da Beira (Figueira Castelo Rodrigo, Pinhel, Almeida, Guarda, Manteigas, Belmonte, Fundão, Seia, Gouveia e Covilhã) 3.273 litros de óleo alimentar usado, representando uma média de 0,64 litros recolhidos por aluno.

Esta iniciativa coorganizada pela PRIO BIO e Hardlevel, em parceria com as agências de energia e ambiente – RNAE e ENERAREA, teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar da Beira Interior para a importância da recolha de OAU’s e como estes podem ser transformados em biodiesel, um biocombustível amigo do ambiente.

Fonte: Ambiente Magazine

“Os Pequenos Pintores” – Exposição realizada pelos alunos do 4º Ano da Turma CE7 do Centro Escolar de Belmonte inserida no âmbito do projeto eTwinning “Little Painters”, patente no EcoMuseu do Zêzere.

Visite a partir de hoje e até ao próximo dia 30 de junho.

Com a realização de uma campanha de comunicação e de sensibilização da comunidade escolar para a eficiência energética, o clube “Os Volts”, constituído por alunos do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral venceu a categoria “Atividade com maior número de pessoas envolvidas” do concurso Switch UP. Parabéns!

Ler notícia completa no Jornal de Belmonte

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) assinou na sua última reunião do Conselho Intermunicipal, realizada em 12 de junho, em Belmonte, um contrato para aquisição de um Sistema de Acompanhamento e Apoio Remoto à Decisão Operacional, no âmbito da prevenção e gestão de riscos de incêndio.

O sistema, que prevê um investimento global de 753.900 mil euros, contempla a instalação de 17 torres de videovigilância e de apoio à decisão, cobrindo a quase totalidade do território da CIMBSE, que estarão ligadas a dois Centros de Gestão e Controlo, um na Guarda e outro em Castelo Branco.

Com este investimento, que se insere no plano de desenvolvimento e coesão territorial, pretende a comunidade intermunicipal dotar os agentes de proteção civil, especialmente bombeiros e GNR, de mecanismos que possibilitem uma intervenção mais rápida na verificação de riscos de incêndio e um apoio à decisão mais eficiente no combate aos fogos.

Este projeto é apoiado por fundos da União Europeia através do Portugal 2020, no âmbito do POSEUR, com uma comparticipação de 85% de Fundo de Coesão.

cimbre.pt

 

Visite-nos no Centro Comercial La Vie, na Guarda, até dia 21 de Junho!

A Turismo Fundos, em colaboração com a ​Entidade Regional do Turismo do Centro, realiza uma sessão de informação, dia 19 de Junho, a partir das 9h30, no Auditório do Museu Judaico em Belmonte, com o objetivo de dar a conhecer o Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade, proporcionando às empresas o acesso a toda a informação para formalizarem as candidaturas ao concurso.

O Programa foi lançado com o objetivo criar as condições financeiras adequadas para estimular o aparecimento de projetos de investimento que se traduzam na valorização económica dos ativos imobiliário, afetos ou a afetar a atividades do setor do turismo ou com elas especialmente relacionadas, e que promovam o desenvolvimento e a sustentabilidade das economias locais e regionais dos territórios de baixa densidade.

Programa:

09h30 | Credenciação

10h00 | Abertura

Presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro – Dr. Pedro Machado

Presidente da Câmara Municipal de Belmonte – Dr. António Dias Rocha

10h15 | Apresentação do “Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade”

Presidente do Conselho de Administração da Turismo Fundos – Prof. Pedro Moreira

Gestora do Projeto – Dra. Maria João Cardoso

11h00 | Perguntas e Respostas

O 39º Grande Prémio Abimota/Altice, irá decorrer de 13 a 17 de junho, com início em Lisboa e o fim em Águeda.

A 3ª etapa desta prova, passará em Belmonte, no dia 15 de junho, com inicio e fim junto ao Castelo.

“O concelho de Belmonte vive intensamente o ciclismo. O Grande Prémio Abimota é por sua vez, uma prova de excelência que muito nos orgulha.
As gentes de Belmonte gostam e vivem o ciclismo com grande alegria e recebem sempre os desportistas que com tanto esforço participam na prova.
Desejo, enquanto Presidente da Câmara e amante desta modalidade, a todos os que na prova participam, que tudo corra pelo melhor e que esta passagem por Belmonte dê para desfrutar das nossas magníficas paisagens.”

António Rocha
Presidente da Câmara Municipal de Belmonte

Consulte AQUI todos os detalhes da 3ª Etapa que passa no concelho de Belmonte.

Alguns jogadores da UD Belmonte e da UD Cariense, assistiram ao jogo Portugal-Argélia, no Estádio da Luz, que marcará a despedida da nossa Seleção que está de partida para o Campeonato do Mundo que tem inicio já este mês de junho na Rússia.

O Encontro Regional do Lobito da Região da Guarda decorreu no fim de semana 2 e 3 de junho, na Covilhã e chegando ao fim com o troféu de 1.º lugar que coube ao CNE 33 – Belmonte.
Parabéns a todos!