A solução que se apresenta consiste na elaboração de um Programa de Ação que possibilite a atração, para o Concelho de Belmonte, de Empresa(s) de base tecnológica, que reúnam as seguintes caraterísticas.
DESENVOLVAM TECNOLOGIAS AVANÇADAS
ATRAIAM TALENTO ALTAMENTE QUALIFICADO
EXPORTEM PRODUTOS/SERVIÇOS DE ALTO-VALOR PARA O MERCADO GLOBAL
FIXAÇÃO DE OUTRAS EMPRESAS COM IMPACTO POSITIVO
Este Programa nasce da premente necessidade de criação de postos de trabalho qualificados, em território de baixa densidade, e da extrema necessidade de atrair (e acolher) empresas relevantes, inseridas em setores económicos estratégicos, suscetíveis de criação de significativo valor acrescentado.
O Projeto pretende materializar um Polo de Tecnologia e Inovação, onde irão ser desenvolvidas as ferramentas necessárias para a produção e investigação tecnológica, criando um ambiente propiciador de interação entre os “mundos” académicos e empresariais, com a conjugação adequada de políticas ativas de promoção de inovação e empreendedorismo.
A localizar no Concelho de Belmonte, este Polo terá à sua disposição uma Área de Acolhimento Empresarial de cerca de 8Ha, com cerca de 23 lotes empresariais totalmente infraestruturados, que contará com as seguintes infraestruturas:
Empresas Âncora
Estas empresas terão, igualmente, por finalidade, a atração de “Start Ups” que possam estar interessadas em aliciar possíveis parceiros financiadores, com as suas ideias inovadoras válidas.
Irão ser desenvolvidas ações de captação/partilha de ideias irão ser promovidas, no âmbito deste projeto, tanto nas instalações do Polo de Tecnologia e Inovação (Espaço de Partilha de Ideias), como nas diferentes Escolas Secundárias, Universidades e Centros de Negócios espalhados pelo País.
Outra componente importante a considerar será a capacidade de acolher mão de obra altamente qualificada, proveniente do Brasil e das Universidades, de modo a apetrechar estas iniciativas empresariais com os adequados Recursos Humanos.