Programa de apoio à atividade artística no Concelho de Belmonte.

Conscientes que o atual contexto de pandemia provocaram vários condicionamentos no setor cultural, o Município de Belmonte decidiu lançar uma linha de financiamento para projetos artísticos no valor de 15.000 euros, com o objetivo principal de apoiar a atividade cultural e artistas que viram muito do seu trabalho condicionado nesta época.

Quem se pode candidatar?

Artistas em nome individual ou coletivos e coletividades artísticas existentes no concelho, com criação e atividade regulares, profissionais ou semi-profissionais, nas áreas da música, das artes performativas, da fotografia ou do cinema, da pintura, etc.

Como se pode candidatar?

Através de formulário próprio disponibilizado para em baixo. O formulário deverá conter uma breve apresentação do que se propõe fazer e estimativa de orçamento.

Prazos?

Candidaturas até dia 3 de Abril (inclusive). Findo o prazo de candidatura os projetos serão analisados e posteriormente inseridos na programação do Municipio durante o resto do ano. Caso a situação pandémica não o permita, serão ponderados espetáculos em formato online.

Esclarecer eventuais dúvidas?

Eventuais dúvidas decorrentes do processo de candidatura e preenchimento do formulário podem ser esclarecidas via email para cultura@cm-belmonte.pt

Belmonte Cultura

Programa de apoio à actividade artística no Concelho de Belmonte

Normas de participação

Artigo 1.º

Objeto e âmbito de aplicação

Conscientes que o actual contexto de pandemia provocaram vários condicionamentos no sector cultural, o Município de Belmonte decidiu lançar uma linha de financiamento para projectos artísticos no valor de 15.000 euros, com o objectivo principal o de apoiar a actividade cultural e artistas que viram muito do seu trabalho condicionado nesta época. Com este programa também se pretende revitalizar espaços: Castelo de Belmonte, Coreto, Auditório, etc, assim como dinamizar a programação cultural do Concelho.

Visa também promover a vitalidade da identidade cultural local, formar públicos culturais e fomentar o talento.

Artigo 2.º

Apoio

Para efeitos do disposto nestas Normas foram definidos 15.000 euros de apoio para projectos artísticos do Concelho. Esses projectos podem ser de diversas áreas: música, teatro, pintura, poesia, entre outras.

Cada projecto /entidade apenas se poderá apresentar com uma candidatura. No formulário deve mencionar estimativa de orçamento da sua apresentação.

Os 15.000 euros serão divididos pelas candidaturas selecionadas.

Se uma candidatura apresentar valor igual ou superior a este limite será automaticamente eliminada.

Podem candidatar-se artistas em nome individual ou colectivos e coletividades artísticas existentes no concelho, com criação e atividade regulares, profissionais ou semi-profissionais.

Artigo 3.º

Formas e procedimentos de atribuição do apoio

1 – As candidaturas devem apresentar as suas propostas em formulário próprio disponibilizado em baixo, até 3 de Abril.

– Findo esse prazo as candidaturas serão analisadas mediante os seguintes critérios:

a) Qualidade do projecto
b) Criatividade e originalidade
c) Interesse para a promoção local
d) Inserção nas actividades concelhias
e) Condições de apresentação
f) Orçamento

Artigo 4º

Audiência de Interessados

 As notificações aos candidatos são efetuadas por correio eletrónico sendo que, para efeitos de contagem do prazo de 10 dias para se pronunciarem, será considerada a data do recibo de entrega.

Artigo 5º

Disposições finais

Cabe ao Município de Belmonte a calendarização das propostas seleccionadas. Caso a evolução da pandemia não permita apresentações presenciais, serão equacionadas soluções online de maneira a manter os compromissos.

Os esclarecimentos relativos à interpretação e aplicação das normas poderão ser solicitados, por escrito, para cultura@cm-belmonte.pt

Os casos omissos nas presentes Normas serão resolvidos por deliberação da Câmara Municipal de Belmonte.