
Exposição Centum Cellas de Anibal Monteiro
Nasceu na localidade de Colmeal da Torre- Belmonte a 30 de Março de 1960. Reside na cidade da Guarda, onde trabalha, em Artes Plásticas e Serigrafia.
A sua iniciação pode considerar-se autêntica. Começou muito jovem após a admissão de um trabalho seu, no salão de Arte das festas da cidade da Guarda (1970). Vê-se premiado com o primeiro prémio do certame, entre pintores adultos.
Inicia a prática experimental da pintura a óleo, vindo a expor, individualmente, pela primeira vez na ESAAG (1974), surgindo, três anos mais tarde, na escola Industrial e Comercial da Guarda, integrando a exposição “Sensorium Septem” em que se destaca a presença de Nadir Afonso. Dois anos após, conhece Baltazar Torres. E passam a pintar frequentemente juntos.
Em Coimbra frequenta os Cursos de Serigrafia orientados por António José Cardona, tendo sido bolseiro do FAOJ (1979).
Em 1979 e 1980 dedica-se, ainda, em simultâneo, ao design e à BD, para a colaboração do jornal “Lancia Oppidana” da CCJG (FAOJ). Executa um painel para o III Ciclo de Teatro CCJ- Guarda. Faz parte da comissão organizadora do 4º Salão da Primavera- Guarda (1982). Frequenta, em Lisboa, em 1982, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, o Curso de Investigação da Área de Escultura, orientado pelo escultor Virgílio Domingues, trabalha com João Hogan desenvolvendo temáticas e composições, inerentes ao conceito espacial da “Paisagem Desabitada”.
Frequenta o Simpósio Sobre a Arte Moderna Soviética 1983 (com a intervenção de pintores do bloco de Leste Europeu e Oriente, e a presença portuguesa do Mestre João Hogan). Trabalha como designer para Brindex Portugal Portugal em 1985.
Elabora um painel de grandes dimensões explorando a imagem do Castelo de Linhares da Beira em 1986.
Designer criativo de Artes Gráficas para a empresa Nascimento Leitão Lda., Trancoso 1992.
Leciona Serigrafia, na Escola Profissional de Trancoso.
Desloca-se a Paris e a Besançon, onde participa em Cursos de Serigrafia P/B e Serigrafia Cromática (Dubuit), Serigraphie Degradée e Serigraphie Quadricromathique. Nessa viagem de estudo, estabelece relações profissionais com o serigrafo Louis Vandoyer, com o qual desenvolve técnicas em serigrafia contemporânea e realiza reproduções cor a cor de originais de Victor Vasarely (Paris, 1994)
Regressa à Guarda e prepara uma primeira viagem a Barcelona, especificamente para estudar sobre o surrealismo zen, no Museu Salvador Dali, em Figueras.
Trabalha com o escultor Jerónimo Brigas no atelier de Salamanca para a elaboração de um troféu com o título “Tinta e Pedra”.
Elabora um painel gigante para a Feira Medieval de Belmonte.
Em 2014 dedica-se à produção de serigrafia cor a cor Quadricromática com atelier próprio, realiza e executa trabalhos em fotolito, tiragem degradée e estamparia, faz impressões ex superfícies concavas e convexas.
Dedica-se à conceção, criação e execução de frisos gigantes e instalações.
Trabalha em serigrafia artística, medalhística e logótipos como o Platano- Toronto- Canadá, Soconave Lisboa, Tortas de Azeitão, UCAL, RTSE, Construtora Lena, Sicasal, Cerveja Ceres e Bohemia entre outros.
Produz cartazes para a promoção e divulgação de teatro e cinema como: A Bicicleta do Condenado de Arrabal, Las Vegas A incontestada magia dos desejos, Madness (peça itinerante), Rádio Altitude 50 anos cartaz comemorativo, Associação Comercial da Guarda, entre outros…
Design para a edição de esferográficas da STYB linha original, “publidivulga Aníbal” design original de estojo (edição restrita numerada e assinada).