Exposição: Aqui Morreu Uma Mulher – 5 a 11 de novembro 2018

Parar, Pensar, Agir pela Igualdade

Exposição de 5 a 11 de Novembro, no Castelo de Belmonte

Em 2015 assinalavam-se 15 anos desde que a violência doméstica passou a ser crime público. Foi o mote para a revista Visão arrancar com este grande projeto – fotografar locais dos crimes e contar as histórias das mulheres que viram as vidas ceifadas em contexto de violência doméstica.

Durante todo o ano de 2015, Teresa Campos e José Carlos Carvalho percorreram o país e ouviram histórias de mulheres, novas e idosas, a vítima mais velha tinha 84 anos, a mais nova apenas 23. Estiveram em pequenas aldeias e em grandes cidades, em zonas pobres e bairros privilegiados. Foram 28 as histórias de mulheres que morreram às mãos de maridos e companheiros que são retratadas.

A exposição criada tratou-se de uma iniciativa conjunta da Visão, do Gabinete do Ministro Adjunto e da Câmara Municipal de Lisboa.

No âmbito do Roteiro Cidadania em Portugal, promovido pela ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local em parceria com a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de 2016 a 2017 (http://cidadaniaemportugal.pt/roteiro/), a exposição foi reproduzida para desafiar as comunidades locais em todo o país a conhecerem esta realidade que é urgente mudar.

Nov 05 2018 - Nov 11 2018

Castelo de Belmonte