Exposição A Moda em Portugal no Período Romântico (1825-1865)

Exposição patente no Castelo de Belmonte sobre a moda em Portugal no período romântico (1825-1865)

O Romantismo foi um movimento artístico e filosófico que surgiu na Europa no final do século XVIII e se prolongou pelo século XIX. Caracterizou-se por uma visão do mundo oposta aos movimentos europeus precedentes, o Racionalismo e o Iluminismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade e pelo primado da razão, o século XIX foi marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.

A par destas características surge a descoberta e a exaltação dos nacionalismos europeus que viriam a consolidar e formar novas nações. Os folclores, os contos e lendas populares converteram-se em motivos de interesse, de estudo e de inspiração para historiadores e artistas nas suas várias áreas.
Se na sua origem o Romantismo era apenas um estado de espírito e uma atitude, mais tarde adquiriu a forma de um movimento centrado no indivíduo. Os autores românticos voltaram- se para si mesmos, representando os dramas humanos, os ideais utópicos, os amores trágicos, os anseios de evasão e o regresso à Natureza.

De uma forma geral, o estilo Romântico principiou a cristalizar-se nas artes decorativas na década de 1830, refletindo-se igualmente na Moda. O traje da mulher deste período retrata uma figura idealizada e diáfana, de sonho e fantasia, que corresponde aos modelos de feminilidade romântica. O traje do homem representa uma atitude, um gosto pelos cortes clássicos, com um toque de individualidade e elegância.

Data

Ago 10 2019 - Set 30 2019

Tempo

9:00 - 18:00

Localização

Castelo de Belmonte
Categoria

Organizador

Município de Belmonte

Other Organizers

Empresa Municipal de Belmonte
QR Code
Newsletter do Município de Belmonte

Subscreva a nossa Newsletter!
Fique a conhecer as novidades, notícias e eventos do Concelho de Belmonte.

Subscrever