Autor(a)Paulo Neves
PromotorCâmara Municipal de Belmonte
MateriaisGranito
Dimensões170cm x 155cm x 100cm
Descrição/TemaEscultura de arte contemporânea, de configuração geométrica com linhas horizontalizantes, “funde-se” com o espaço envolvente, como numa ligação à sua componente orgânica. Concebida num monobloco de granito, figura como uma forma paralelepipédica, seguindo uma técnica presente em várias obras realizadas pelo o artista. Exibe diferentes texturas, tosca nas faces e polida nos ângulos onde figuram rostos humanos que quebram a monotonia do bloco, resultando num equilibrado efeito estético.
HistorialA escultura inscreve-se num universo de dez peças, de vários escultores, colocadas em diversos pontos do concelho de Belmonte, promovidas no “Atelier de Escultura” integrado no Simpósio “500 Anos À Descoberta do Brasil”, em Belmonte no ano 2000. Dinamizado pelo município, no âmbito das comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil em 1500 por Pedro Alvares Cabral que dizem ter nascido em Belmonte em 1467(?) e falecido em Santarém em 1520(?).

Latitude: 40.3425635   |    Longitude: -7.3479204